sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
JAMIL, OLHAI POR NÓS!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
EM SOLIDARIEDADE AOS MILITANTES DO DF
NOTA DA JSB
Nós, da Juventude Socialista Brasileira (JSB), vimos a público expressar nosso posicionamento sobre as gravíssimas denuncias de corrupção envolvendo o governo do DF e seus aliados.
O inquérito da operação "Caixa de Pandora" em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) possui acusações contundentes que comprometem o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o vice-governador, Paulo Octávio, o presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, além de secretários, e deputados distritais.
Por isso, defendemos o afastamento imediato de todos os envolvidos a fim de garantir a lisura na apuração dos fatos e a ordem institucional das atividades públicas no Distrito Federal. Entendemos ser imprescindível a abertura imediata de processo de impeachment contra Arruda e Paulo Octávio e de rigorosa investigação dos deputados denunciados, que deverá resultar na cassação dos mandatos de todos os culpados.
Brasília, 02 de dezembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
PEC DA JUVENTUDE - A JUVENTUDE QUER!
O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) marcou presença durante o encontro e reforçou seu apoio as demandas provenientes da JSB, enfatizando que somente através de intervenções incisivas como esta que será possivél obter vitórias significaticas ao movimento juvenil. Já a Conselheira Nacional de Juventude, tambem ligada ao PSB, Solisângela Montes é coordenadora da Comissão do Parlamento do referido conselho e destaca que a PEC será o divisor de águas da politica de juventude no Brasil. "Considero esta aprovação como o fechamento de uma primeira etapa, que pode ser identificada como: Identificação e reconhecimento do Governo Brasileiro, Assumir pautas [Conferência Nacional de Juventudes] e Instutuição do primeiro Marco Legal", destaca Sol.
LUCAS GANGA: JSB SUD MENNUCCI
A convite do vereador Lucas Ganga (JSB/PSB) de Sud Mennucci (SP), o deputado federal Dr. Ubiali esteve na cidade para debater sobre os temas como: inclusão de alunos portadores de deficiência no ensino público regular e as possibilidades de aproximação entre a Câmara Federal e os municípios.
Acesse também: http://www.lucasganga.com.br
_
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
15º CONGRESSO DA UPES - SÃO CARLOS - SP
sábado, 29 de agosto de 2009
JSB AMPLIA AS BASES
O ato, que também integrou o circuito de atividades da Semana Miguel Arraes debateu vários temas ligados a realidade local e nacional, com destaque especial para o campo das Políticas Públicas de Juventude. Diversas autoridades e dirigentes partidários estiveram presentes no congresso e ressaltaram a importância não apenas dos jovens que ali se encontrava, mas também do histórico de lutas do PSB, que foi rememorado com a apresentação do vídeo Miguel Arraes, o Guerreiro do povo!
Segundo Eduardo Xavier, Secretário de Juventude do PSB, os próximos passos serão para aglutinar a juventude da cidade em torno das bandeiras que tenham como ponto de partida a integração social e o desenvolvimento juvenil. Ele ressalta que os jovens precisam serem reconhecidos como sujeitos de direitos e ocupar espaços de destaque na política local.
"Podemos até parecer poucos no universo de tantos jovens brasileiros, mas somos aqueles que temos a partir de hoje a responsabilidade de levar adiante a luta socialista para cada jovem que não teve as mesmas oportunidades que nós, tenho certeza que em breve seremos muitos ajudando a administrar a cidade e desenvolvendo política na base" conclui Xavier.
A nova direção municipal já foi incorporada pelo partido e recebeu atenção especial durante o encontro Top 40 realizado no ultimo dia 22.
Veja como ficou a composição JSB Várzea Paulista – SP
Secretário de Juventude – Eduardo Xavier
Presidente Municipal – Flavia Monteiro
Secretario Executivo – João Paulo Pachelli
Secretario de Comunicação – Antonio Rafael de Barros
Secretario de Direitos Humanos – Reinaldo Bittencourt
Secretario de Organização e Formação Política – Edna Aparecida
Secretario de Movimentos Sociais – Tiago Costa
quinta-feira, 30 de julho de 2009
SEMANA MIGUEL ARRAES
Galera,
Conforme as indicações da Direção Nacional da JSB, durante o mês de agosto estaremos desenvolvendo diversas atividades voltadas a sensibilização comunitária para as causas socialistas. Será o mês todo de atividades, mas nosso foco principal será entre os dias 6 e 13, onde concentram-se diversas datas importantes para nossa militância, bom como, para os movimentos sociais. Entre elas:
Dia 6 - Data de Fundação do PSB
Dia 11 - Dia do Estudante
Dia 12 - Dia Nacional da Juventude
Dia 13 - Dia em que perdemos o Lider Arraes
Estes são apenas alguns exemplos que compreende este período, no qual temos desde o aniversário de nascimento de Emiliano Zapata, até a rememoração da data de falecimmento de Florestan Fernandes, ou seja, um período recheado de momentos para serem celebrados e desta forma buscar consientizar a ssociedade que é necessário uma mudança do sistema atual.
Organize você também na sua cidade uma ação socialista.
Faça uma reunião com a militância, exiba um filme, organize uma passeata, abra uma exposição, visite um orfanato... São muitas coisas que você pode fazer para ajudar alguem e trocar conhecimentos.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
quarta-feira, 1 de julho de 2009
SEM MEDO DA DEMOCRACIA - UEE SP
DIRETAS JÁ - SEM MEDO DA DEMOCRACIA
Mais um ano de congressos estudantis, nossas honrosas entidades representativas novamente conclamam os estudantes de todo país a se engajar afim de debater as propostas e os rumos de suas organizações representativas pelos anos seguintes.
“Burburinhos’’ nos bastidores políticos das universidades, composições e aversões, novas lideranças, porém, os mesmos velhos capas! É um verdadeiro caldeirão. Tornando o Moviemento Estudantil em um “laboratório” insurgente do futuro político do país. Talvez esta seja a forma mais simplória de definir o Movimento Estudantil.
Durante décadas este foi o principal movimento de aglutinação e reivindicação da sociedade brasileira. As lutas do sindicalismo eram extremamente representativas, suas bandeiras de lutas notoriamente bem formuladas, as greves exemplos de organização, que apontavam a necessidade da implementação das causas defendidas. Porém, cabia sempre ao Movimento Estudantil a tarefa de dar visibilidade para que as lutas fossem em prol dos estudantes, dos operários, das mulheres, da juventude e do país.
A União Nacional dos Estudantes sempre cumpriu papel de destaque neste contexto, abriu caminhos para que diversos jovens militantes para que em suas bases, se tornassem grandes lideres deste Brasil, ainda mais, consolidou a figura da juventude como marcante agente de transformação da nossa condição social.
São inumeros os exemplos, os mais citados historicamente são: A campanha “O Petróleo é Nosso”, “Fora Collor” e as “Diretas Já”, sendo esta ultima, com certeza o maior movimento de massas da história do nosso país. Contudo, a luta pelas Eleições Diretas parecem não ter dado muito resultado na política interna das entidades estudantis.
Com o crescimento político da participação juvenil e as novas formas de acesso e interlocução que estes agentes tem se apropriado para fazer política, tem dinamizado o diálogo na gestão politica das entidades estudantis, mas infelizmente, a correlação interna continua a mesma.
O “pseudo” esvaziamento destes fóruns congressuais de debate se deve muito a este fatores, haja vista que outros mecanismos de participação implementados na gestão do presidente Lula, exemplo disso é a Conferencia Nacional de Juventude, pois é fato que tais mecanismos surtiram grande aceitação por parte do coletivo de militantes dos movimentos sociais estabelecento assim, uma verdadeira ordem de prioridades nas lutas propostas. Além disso, há um desempenho significativo na capilaridade de temas e trocas de experiências na contrução da militancia da juventude.
Fazemos este relato, pois entendemos que é necessário radicalizar ainda mais a democracia e as formas de debater as bandeiras de lutas em nossas entidades. É necessário fazer ecoar sentimento de cada estudante brasileiro, da mesma forma que ecoou o grito de cada operário, estudante, engraxate ou dona de casa pela redemocratização do país. Grito este que assustou os militares e unificou a classe política, inverso da atualidade, que não assusta ninguém e toma posições somente na pauta governamental.
A UNE e a UEE-SP precisam acabar com essa política engessada, pois todos juntos somos mais fortes e devemos estar alinhados contra o inimigo que é forte e poderoso, porém não comparecem a congressos estudantis. Adversário este, que ataca sem dó nem piedade os mais necessitados e excluem cotidianamente do debate os movimentos de esquerda e do campo popular.
A Luta apenas se inicia.
Por Mais Democracia.
Assinaram este documento: JSB, Mica, JSPDT, Mudança, ParaTodos, Reconquistar a UNE
Veja o video abaixo:
domingo, 7 de junho de 2009
POR MAIS RESPEITO ÀS PPJ'S
CARTA ABERTA AO DEBATE
DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE
Os Conselhos Municipais de Juventude tem por finalidade no âmbito de sua formação buscar a composição das diferentes visões, opiniões e propostas dos jovens fortalecendo assim a pluralidade das idéias ao mesmo tempo em que busca uma homogeneidade em torno de um conjunto de ações oriundas de uma plataforma única visando o fortalecimento desta pauta, na medida em que os eixos debatidos passam a ser entendidos, compreendidos e executados como Políticas Públicas efetivas de/para/com a juventude.
Sua composição deve prioritariamente congregar as mais difusas opiniões e vertentes da transversalidade da política de juventude. Nesse aspecto aos movimentos sociais é incumbida uma grande responsabilidade por sua diversidade e capilaridade de atuação. Este traço idealizador, que norteia a busca pela transformação real, haja vista a responsabilidade que o Poder Público deve assumir diante das demandas, não há que fazer do movimento social um mero legitimador de ações governamentais.
Cada conselho deve ter suas próprias características, mas deve sempre se orientar no sentido de somar esforços e apresentar um projeto que se torne alternativa na medida em que os cidadãos vejam refletidos neste coletivo seus anseios e necessidades, legitimando-o junto à opinião pública e respaldando-o no exercício das suas atribuições.
Façamos uma reflexão! A mobilização social é fundamental para a construção de um projeto alternativo. E têm o papel de elencar demandas, encontrar caminhos e soluções através da expressão de críticas às políticas governamentais que não contemplam a sociedade em especial a juventude paulistana.
Nesse campo, as Juventudes Partidárias compõem importante instrumento da atuação dos agentes políticos, os quais têm capilaridade e visão do campo político institucional, respaldados no acúmulo de debate proveniente dos movimentos sociais que por sua vez são alçados a condição de coadjuvantes das políticas, mas continuam a serem desrespeitados por setores governamentais que não assimilaram os conceitos da democracia participativa referendada pela Constituição de 1988.
A união dos movimentos sociais e direções políticas apresentam elementos de força que vem da representatividade e da capacidade de mobilização destas organizações e juntas em um mesmo bloco de debate podem constituir diversas alternativas políticas, e que muitas lutas já travadas juntas foram vencidas, como a constituição da Petrobrás, com a campanha “O petróleo é nosso” e mais recentemente a luta pela redemocratização do país.
Não temos a intenção de ser os donos das verdades, nem das melhores idéias. Porém queremos a partir deste documento que a juventude paulistana não seja tratada como objeto de legitimação de ações isoladas, e sim que a cidade possa interagir, criar propostas e efetivar ações provenientes das demandas do campo popular.
Não é o que apresenta o processo de escolha dos representantes ao Conselho da Juventude desta capital, haja vista que a 3ª maior cidade do Mundo, com as mais diversas juventudes existentes e organizadas, deparam se com um processo quadrado, centralizado e sem debate algum sobre metas e caminhos para a função que se propõe iniciar.
A Juventude Paulistana é plural, plural ao ponto de existirem nas 31 subprefeituras assessores denominados de juventude, mas que não passam de mero status coloquial. Esta eleição pode até dizer-se democrática, porém se mostra inacessível a juventude como um todo, seu formato de eleição e centralização foram formatados para contemplar pequenos grupos que já interagem entre si e excluir a verdadeira face da juventude paulistana.
O que fazem neste momento os 31 assessores nas subprefeituras?
Por que juntar segmentos antagônicos na composição das cadeiras?
Por que reduzir a participação quando temos tanta diversidade juvenil?
Entendemos que o Conselho Municipal de Juventude precisa buscar em sua composição e instituição ser o símbolo e reflexo desta homogeneidade, sendo composto de sujeitos sociais e agentes políticos, que se traduzem na força de intervenção política e social, reafirmada no estabelecimento de parcerias com o poder público, partidário e social. Diante disso precisa considerar a importância de todos os pensamentos na construção e consolidação deste cenário dentro de uma conjuntura onde as decisões passam a ser fruto do debate.
O modelo apresentado hoje não contempla o todo, mas apenas alguns interesses. Queremos ampliar este debate e fazer deste conselho um verdadeiro Fórum de idéias da nossa juventude para contribuírem no desenvolvimento de ações e na consolidação das políticas públicas.
TATIANA RODRIGUES
Secretária Estadual da JSB
quinta-feira, 28 de maio de 2009
ARTIGO - TATIANA RODRIGUES
terça-feira, 19 de maio de 2009
quarta-feira, 22 de abril de 2009
sexta-feira, 13 de março de 2009
REUNIÃO DA DIREÇÃO NACIONAL
Reunidos em Brasília, Direção Nacional faz debate de idéias e aponta caminhos.
Fazer avaliações conjunturais e definir as metas para o ano de 2009, este é o papel da 1ª reunião ordinária da Executiva Nacional da Juventude Socialista Brasileira que começou nesta quinta feira (12/03)na sede nacional do Partido Socialista Brasileira.
A reunião antecede o a 1ª reunião do Conselho Político da JSB (formado pela executiva nacional e secretários estaduais) onde serão debatidas formas de organização da juventude com relação a diversas frentes de atuação, entre elas: Mulheres, Sindical, Políticas Públicas de Juventude, Movimento Estudantil, EcoSocialismo, Movimento Cultural, entre outros.
A reunião foi aberta pelo vice presidente nacional do PSB, Roberto Amaral e pelo 1º Secretário Nacional do PSB, Carlos Siqueira que fizeram uma avaliação sobre a atual necessidade da inserção da juventude nas ações do partido na vanguarda do pensamento socialista.
O secretário Alex Nazaré destacou que a reunião será de imprescindível para coesão da gestão nas atividades deste ano e no plano de metas a ser debatido durante a reunião. “Esse dialogo é de fundamental importância para atualizar nossa pauta de atividades e reivindicações sociais. Vamos fazer dos próximos dias um grande momento de reflexão e construção de idéias”, afirma Nazaré.
Participam e contribuem para realização das atividades da reunião, companheiros (as) dos seguintes estados: AP – PB – PE – MS – TO – AM – BA – SP – PI – CE – RN – DF
quarta-feira, 4 de março de 2009
UM POUCO DE POESIA...
Todo mundo tem direito
À saúde e moradia
Ao esporte e, ao respeito
O pão, lazer e alegria
Também muita segurança
Pra se ver a confiança
No rosto do cidadão
Que todos possam falar
Exigir, reivindicar
Com muita educação.
Mas também tem o dever
Pra garantir o direito
Pois devemos conhecer
Muito bem este conceito
Se não perde a autonomia
Fere a democracia
Perdendo assim a razão
Agindo de má vontade
Com pouca maturidade
Somente por emoção.
É preciso a gente ter
Toda documentação
Pra garantir o poder
Que tem todo cidadão
De participar da política
Argumentar, fazer crítica
Escolher os governantes
Lutar pela igualdade
Com responsabilidade
E poder ser militante.
Ter um salário decente
Combater a corrupção
É um direito da gente
Dever da população
Exigir dignidade
Pegar oportunidade
Superar o preconceito
Valorizar a cultura
Com grande desenvoltura
Virar povo satisfeito.
Fazer valer a verdade
Não ter medo do real
Vencer a desigualdade
E preservar a moral
Sempre ter participação
Quando houver decisão
Na sua comunidade
Defender com alegria
O tema cidadania
E viver bem na sociedade.
Poesia "Cidadania" de José Carlos da Silva, Montanhas - RN
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
CONVOCAÇÃO DE REUNIÃO DA ESTADUAL
Data: 10/02/09
Horário: 14hs
Local: Sede Estadual PSB/SP - Av. Indianópolis, 1787 - Planalto Paulista - S. Paulo
Pauta:
- Avaliação 2008 com ênfase no processo eleitoral
- Cronograma 2009
- Encontros Regionais
- Candidaturas para 2010
quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
NOTA DE REPÚDIO
A Juventude Socialista Brasileira, do Estado de São Paulo, vem a público exteriorizar nossa completa indignação com o total desrespeito aos Direitos Humanos na Faixa de Gaza, um território pertencente à Palestina, é situado no Médio Oriente, limitado a norte e a leste por Israel e a sul pelo Egito. É um dos territórios mais densamente povoados do planeta, com 1,5 milhão de habitantes para uma área de 360 km², bem diferente da nossa Palestina situada no interior do estado de São Paulo, na região de São José do Rio Preto.
A instalação do Município de Palestina se deu no dia 30 de maio de 1937, conta com uma área territorial de 695 Km², quase duas vezes o tamanho da Faixa de Gaza, aos seus 72 anos de existência pacífica, tem uma população de 10.428 habitantes (IBGE 2006), uma historia bem diferente da Palestina localizada no Oriente Médio.
A Palestina, nome dado pelos romanos, já foi palco de diversas guerras, mas nenhuma tão injusta como essa. O povo judeu foi perseguido e teve mais de 6 milhões de mortos e numerados como seres inferiores, hoje tendo um dos maiores armamentos bélicos do Oriente Médio, comete as mesmas barbaridades de tempos atrás. Realiza um bloqueio, cercando os árabes, assim como seus pares eram cercados nos campos de concentração.
A dívida dos vitoriosos da 2ª Guerra Mundial, por terem feito vistas grossas as atrocidades cometidas por Hitler contra os judeus na Europa, não pode ser paga dessa forma, impondo a força e a submissão. A criação do Estado de Israel não pode cercear a construção do Estado Palestino, pensávamos nós socialistas termos derrubado o ultimo muro em Berlim.
A inoperância dos Organismos Internacionais frente a tudo que ocorre no mundo, onde podemos incluir o genocídio na África, a Guerra do Afeganistão e no Iraque, preocupados em não sermos raptados e presos em Guantánamo, da opressão que sofre o povo para manter poucos ricos, não pode continuar, a crise do capitalismo no final do século XX, tem que preceder sua derrocada.
Assim com esta nota de repúdio queremos convocar a todos e todas para no campo do diálogo, desprovidos de sentimentos impróprios sejamos os agentes para construirmos uma sociedade plural, justa, solidária, igualitária e com liberdade, ou seja, socialista!
segunda-feira, 5 de janeiro de 2009
FILIE-SE NA JSB
.
Ja parou para pensar quantas vezes reclamamos e nada fazemos? Então chegou a hora de começar a fazer. Faça o debate de idéias e opiniões junto a militância da JSB. A juventude que mais cresce no Brasil.
.