Internet é a principal
ferramenta para elaborar
o Estatuto da Juventude
Os congressos de juventude deixaram de ser o único local onde os jovens podem participar de debates e apresentar sugestões sobre políticas que vão influir em seu próprio futuro. A Câmara dos Deputados, através do portal e-Democracia, deu oportunidade aos jovens para participar da formulação do Estatuto da Juventude. No site é possível encontrar a comunidade virtual e os temas do debate, como educação e capacitação para o trabalho. Os participantes fizeram 59 colaborações na comunidade virtual para o texto do relatório sobre o estatuto.
A comunidade virtual do Estatuto da Juventude tem 361 participantes cadastrados. Mais de 200 sugestões foram enviadas e oito parágrafos foram incluídos no texto a partir da colaboração dos jovens. O presidente da comissão que analisa o Estatuto da Juventude, deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), ressalta que a participação dos jovens na comunidade é a melhor prova da importância do estatuto e dos temas em debate.
A possibilidade de participar da elaboração do texto do estatuto era um desejo antigo da conselheira da Juventude no Amazonas, Marcia de Oliveira, que há oito anos participa da formulação de políticas públicas para os jovens. Segundo ela, a internet vai ajudar a atrair os jovens para o debate.
Para participar da comunidade do Estatuto da Juventude ou conhecer outras comunidades virtuais da Câmara dos Deputados é só acessar o site www.edemocracia.camara.gov.br
Créditos:
- Márcia Rebeca Oliveira - conselheira da Juventude - AM
- Deputado Lobbe Neto (PSDB-SP)
- Hanna Costa - repórter