sábado, 31 de julho de 2010
CHEGOU O DIA D
quarta-feira, 7 de julho de 2010
UM DIA HISTÓRICO PARA JUVENTUDE
Em um dia que pode ser considerado histórico, o Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (7), com 52 votos favoráveis, e em regime especial de tramitação, a proposta de emenda à Constituição (PEC 42/08) que altera a denominação do Capítulo VII do Título VIII da Carta para atender os interesses da juventude. Esse capítulo, que trata atualmente dos interesses da família, da criança, do adolescente e do idoso, passa a incluir também o jovem, conforme a chamada "PEC da Juventude".
A proposta, que vai à promulgação pelo Congresso Nacional, modifica ainda o artigo 227 da Constituição, com o mesmo objetivo de incluir menção ao jovem. Pela proposta, esse artigo passa a ter a seguinte redação: "É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão".
A PEC já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados, a partir dos trabalhos de uma comissão especial, e o primeiro signatário da proposta original foi o deputado Sandes Júnior (PP-GO). No Senado, a PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) com três emendas de redação, cujo relator foi o então senador Expedito Júnior (PR-RO).
A votação foi acompanhada por representantes de diversas entidades de varias frentes do segmento juvenil, entidades estudantis e pelos representantes da Juventude Socialista Brasileira, João Marcos Vidal (Taubaté), Fabricio Lopes (Cubatão) e Amanda Lavor, membros do Conjuve (Conselho Nacional de Juventude), além de Gabriel Villarim, que representa a JSB no Congresso Nacional.
Esta aprovação representa um marco para a juventude brasileira e abre caminho para assegurar direitos historicamente reivindicados. A mobilização realizada pelas redes sociais foi fundamental para sensibilizar os senadores para importância do tema. A JSB Paulista por sua vez, se orgulha de ter entre seus quadros militantes que não se intimidaram com as dificuldades e encararam até o ultimo minuto desta aprovação.
O PSB é referencia nas Políticas Públicas de Juventude nas suas administrações. De agora em diante o objetivo é melhorar ainda mais.
Parabéns à Juventude Brasileira
Viva a JSB!
Crédito Foto:
Márcia Kalume/Agência Senado
segunda-feira, 5 de julho de 2010
PRESTA ATENÇÃO NA GALERA
Começou a caminhada ao Palácio dos Bandeirantes
JSB reunida traça metas e inicia nova etapa rumo as eleições
O último final de semana (02, 03 e 04/07/2010) entrou para a história da JSB Paulista. Reunidos na Fazenda Bargieri em Itanhaém (SP), dezenas de jovens militantes socialistas debateram prioridades a serem defendidas no próximo pleito eleitoral em que o PSB terá a frente de sua candidatura ao Governo de São Paulo o empresário Paulo Skaf.
O encontro foi iniciado com uma ampla mesa de debates sobre as questões que deram origem na necessidade de realização da atividade. A Secretária Estadual de Juventude, Tati Rodrigues, acompanhada do presidente do PSB de Itanhaém, Diretório anfitrião da atividade, fez aos presentes uma explanação sobre a importância daquele momento e afirmou que a Juventude Socialista Brasileira carrega consigo neste momento a responsabilidade de fazer balançar a sociedade durante as eleições com o intuito de modificar a ótica continuista que impera a mais de 30 anos no estado de São Paulo.
Já durante a tarde o encontro recebeu a visita do Presidente Estadual do PSB, deputado federal Márcio França, que acompanhado da prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri, do vice presidente do Conjuve, João Vidal, do secretário nacional de PPJ da JSB, Dalmo Viana, entre outras lideranças compuseram a mesa do Ato Político que abordou “O PSB no contexto eleitoral”.
O ato foi marcado pela ousadia política do PSB no lançamento de Skaf para o governo de São Paulo e deixou claro que o PSB não vem para brincar nestas eleições.
Já no inicio da noite os participantes do encontro foram premiados com uma apresentação de cultura caiçara proporcionado pelo grupo Reisado de Itanhaém, que tem como missão a preservação das culturas e raízes desta histórica cidade do estado de São Paulo.
Na manha do domingo foi a vez de Danilo Otto, Diretor de Juventude da Prefeitura de São Vicente expor um pouco da experiência do trabalho com juventude em uma das mais expressivas administrações socialistas no Brasil. A cidade tem se desenvolvido com um grande laboratório de políticas de juventude com ênfase em proporcionar à juventude espaços de diálogo e decisão.
Ainda sobre os “Socialistas na gestão das Políticas Públicas de Juventude”, o jovem Fabrício Lopes conectou o tema com o debate de “Perspectivas e caminhos para a juventude e o povo paulista” que teve como meta afirmar as principais bandeiras da JSB nesta eleição.
Veja alguns dos principais pontos aprovados pela JSB Paulista para as eleições 2010:
1. Verdadeira Institucionalização da Política Pública de Juventude através da criação da Secretaria Estadual da Juventude em conjunto com a elaboração do Plano Estadual de Juventude, reativação do Conselho Estadual de Juventude e criação do Sistema Estadual de Juventude.
2. Erradicar o analfabetismo no Estado de São Paulo, com ênfase prioritária na juventude;
3. Implementação progressiva das 40 horas semanais na jornada de trabalho sem redução de salários com enfoque na valorização juvenil;
4. Investir na Pesquisa e Extensão da Universidade Pública, transferindo o potencial e os frutos para o benefício do Estado;
5. Ampliar a acessibilidade aos mecanismos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) com um amplo fomento da sua utilização para fins sociais;
6. Criar um plano específico voltado à juventude rural contemplando a pluralidade, regionalidade, acesso, além da construção de um plano estratégico de potencialização das pequenas propriedades rurais;
7. Plano de integração junto ao PSF com desenvolvimento de ações voltadas ao público juvenil, ressaltando o papel preventivo;
8. Valorização da cultura brasileira e em especial as raízes da cultura paulista não apenas na ótica das tradições relacionadas à influência européia, mas com ênfase prioritária nos contextos mais primitivos e possibilitar um protagonismo das artes alternativas;
9. Construir um plano de ressocialização da juventude carcerária, integrando cultura, esporte, educação e trabalho como forma de inserção social com planos de incentivos fiscais para possibilitar a entrada nos espaços comuns.
Momentos do Encontro:
Fotos: Diogo França