Uma história
de lutas com a juventude
Nós temos muito orgulho de fazer parte desta família
A história pública talvez todos já conheçam, mas há um detalhe importante que a cada dia nos faz acreditar ainda mais que existe saída política para os problemas enfrentados pela sociedade atualmente. Um destes fatos é a nossa Juventude Socialista Brasileira, que hoje também completa 63 anos.
Mas a juventude foi fundada junto com o partido? Sabemos que não. Mas o PSB foi um partido fundado por jovens, e mais, dentro de uma organização que ainda hoje como o PSB e a JSB continua jovem: falamos da gloriosa União Nacional dos Estudantes – UNE, da qual temos orgulho de durante estes mais de 70 anos de história ter participado dos bons e maus momentos passados.
Mais orgulho ainda de saber que nestes 63 anos de PSB e JSB estamos cada vez mais próximos de retornar a Praia do Flamengo – 132, conquistado em 1942 pelos estudantes e nosso nascedouro.
Dentre tantas lutas, neste momento em que comemoramos a descoberta do Pré-Sal, destacamos o papel de socialistas como Roberto Gusmão e Rogê Ferreira, jovens socialistas que iniciaram a campanha “O Petróleo é nosso!” o qual culminou na criação da Petrobrás e na garantia de que hoje possamos ser auto-suficientes em combustiveis, em especial nas energias renováveis. Lutas que a juventude começou!
Mas nem tudo foi comemoração nesta caminhada. O golpe de 1964 trucidou planos de muitos jovens socialistas, mas não afastou o sonho de ter um Brasil mais justo e solidário. A deposição de Miguel Arraes e sua prisão serviam de inspiração para a luta cotidiana daquela juventude cujo o compromisso agora deixava de ser apenas com os estudos e passava a ser pela legalidade política do país.
Nestes mais de 20 anos, de ilegalidade, paus-de-arara, cadeiras do dragão, solitárias, choques elétricos, entre outros artifícios, não nos furtamos a nossa condição de representantes da classe operária, dos estudantes, das mulheres e em especial da juventude.
Com a anistia, o inicio da redemocratização, a luta pelas diretas, a refundação do PSB, o Fora Collor, entre outros, foram momentos que serviram para determinar tarefas que contribuiram de forma significativa para reunir e reorganizar aquele sentimento jovem, forjado na luta, que sempre norteou a vida do PSB. A JSB hoje existe formalmente e o partido passa a acreditar cada vez mais que a juventude é de fato o carro chefe das transformações de uma sociedade.
Dentre tantas ações socialistas para a juventude, destacamos uma que entendemos essencial neste momento que a sociedade do conhecimento. O curso de Políticas Públicas de Juventude para o Desenvolvimento, elaborado pela Universidade da Juventude e Fundação João Mangabeira, coloca na ordem do dia a necessidade que o momento exige: prepara a juventude para ocupar os espaços de decisão e investir no pensamento e formulação de alternativas de enfrentamento das grandes questões sociais deixadas de lado em nosso país desde o inicio da sua colonização.
Mas o dia 6 de agosto é de festa...
Nas praças,
Nas ruas,
Na luta a vida inteira.
Viva a Juventude Socialista Brasileira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário